SEMINÁRIO - INDISCIPLINA: PERSPECTIVAS NÃO DISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO

18.11.15

+A-A+/-

Nos dias 02 e 03 de dezembro, acontece o Seminário Indisciplina: perspectivas não disciplinares em educação, evento promovido pelos Laboratórios de Metodologia do Ensino (LAMEN) e o Grupo Sala Dobradiça.

O Seminário é gratuito, aberto ao público e contará com debates, oficina e intervenções artísticas, a fim de criar um espaço de discussão e produção referente a temas que atravessam as disciplinas e permitem pensar direções, para as estratégias de formação de educadores e seu trabalho junto a crianças e jovens.

O sentido de indisciplina, aqui, se liga a um conjunto de saberes contemporâneos que ultrapassam as delimitações dos campos disciplinares. Práticas corporificadas, muitas vezes sem voz, sem escrita, sem arautos. Práticas que evocam o inominável.

Como produzir deslocamentos pensantes não pautados por lógicas que compartimentam nossas possibilidades de acessar o que acontece?

A emergência de questões como uma filosofia da diferença, crítica institucional, ética na pesquisa, arte, prisões, educação indígena, feminismos negros e drogas nos provoca a pensar e mover, de maneira inventiva, para além do instituído.

Inscrições pelo site (16 à 30 de novembro): www.ufsm.br/lamen

Local Debates: AUDIMAX - CE Prédio 16/UFSM

Evento no facebook: https://goo.gl/DevPbc

-----------

PROGRAMAÇÃO:

DIA 02/12 - MANHÃ (das 09:00 às 12:00)

Guilherme Carlos Corrêa
Disciplina. Disciplinamento. Indisciplina.

Fernando Carreira
O nomadismo como princípio educativo indisciplinar: o que a experiência escolar indígena tem a dizer às nossas práticas educativas.

Maria Andrea Soares 
"A ciência e os "outros": reflexões sobre alteridade e ética de pesquisa

-----------

DIA 02/12 - TARDE (das 14:00 às 18:00)

Alice Dalmaso
Fiandar-ler-escrever em meio à vida: um modo de pesquisar e pensar de(formações) em educação.

Alessandra Giovanella
Desenho é correr o risco

Elias Maroso
Arte Fora de Si: deslocamentos poéticos

Relato de Experiências no ER 0.5
CaroLina PK
Luana Oliveira
Marília Jeffman

-----------

DIA 03/12 -MANHÃ (das 09:00 às 12:00)

Oficina
"Vento Norte Cartonero: oficina de criação de livros artesanais"
Sala 06 - Prédio 16 B (térreo) - 40 vagas
-----------

DIA 03/12 - TARDE (das 09:00 às 12:00)

Michele Eichelberger
Itinerários de vida e trabalho em situação de rua: pontos de encontro e zonas de troca

Daniela Dutra Prates
Fanzine "Se o Mundo Fosse Meu..." e outras histórias na Socioeducação.

Laura Bauermann
Sensibilidade e atenção: sobre aprender em festas populares.

Apresentação Módulo Lunar
Jardim das Esculturas/CE/ Prédio 16

1ª Guerra Intergaláctica de Bixiguinha - O Acerto de Conta dos Palhaços*
*com Certificado Líquido (Qualis F)
Jardim das Esculturas/ CE/ Prédio 16

---------

Lançamento Zine “Mala Vida 7”
por Polin Moreira (SM/RS)
(durante o evento)

Exposição “Geometrias desde a Prisão”
por Willian Magalhães (SP)
(durante o evento no AUDIMAX)

Intervenções no ER 0.5 
CaroLina PK
Luana Oliveira
Marília Jeffman

(de 16 à 30/11 no Campus UFSM)

---------

SOBRE OS CONVIDADOS:

Alice Dalmaso
Licenciada em Ciências Biológicas, é Mestre em Educação e Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da UFSM. Desenvolve pesquisas sobre temáticas de literatura, leitura e escrita como processos formativos.

Alessandra Giovanella
Artista visual e arte-educadora, integrante da Sala Dobradiça. Mestre em Educação, na Linha de Pesquisa Educação e Artes pela UFSM/SM, com atuação profissional no Ensino Superior principalmente na área de Desenho e suas derivações. Desenvolve projetos independentes em Arte e Educação e possui experiência em práticas que envolvem crianças e adolescentes em situação de risco.

Daniela Dutra Prates 
Licenciada em Química pela UFSM (2010), estudante de Gestão Ambiental (IFRS), professora nomeada da rede estadual, com atuação em socioeducação na Escola Estadual de Ensino Médio Tom Jobim (que atende o complexo da FASE na Vila Cruzeiro - POA).

Elias Maroso
Mestre em Arte e Tecnologia, Poéticas Visuais (PPGART / UFSM). Desenvolve pesquisa individual em artes visuais voltada ao desenho artístico, objeto e intervenção. Membro-fundador da Sala Dobradiça, de Santa Maria/RS, onde atua como gestor e artista.

Fernando Carreira
Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da PUCRS, mestre em Educação pela PUCRS e licenciado em História pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG. Atualmente desenvolvendo pesquisa relacionada aos processos educativos tidos como não-formais, especialmente aqueles vinculados ao aprendizado da função de curandeiro entre as comunidades Mbyá-Guarani situadas no Rio Grande do Sul.

Guilherme Carlos Corrêa
Doutor em Ciências Sociais-Política pela PUC/SP e Professor do Centro de Educação UFSM/RS. Tem experiência na Formação de Educadores, com ênfase em Educação e Ciência, e na interface educação-política a partir de temas contemporâneos, entre os quais se destacam drogas, sexualidade e arte.

Michele Eichelberger
Enfermeira, possui mestrado e doutorado em Saúde Coletiva pela UNICAMP com ênfase na Política de Atenção Integral a Usuários de Álcool e Outras Drogas e Redes de Atenção Psicossocial, tem experiência em apoio territorial a redes de cuidado e exerce atividade como professora no curso de Graduação em Saúde Coletiva/Unidade de Políticas Públicas da UFRGS.

Laura Bauermann
Mestranda em Educação pela PUCRS, pesquisa aprendizagens e danças em manifestações culturais e investiga os potenciais da educação somática. Licenciada em Dança pela UFRGS (2013), atua como professora, dançante e figurinista.

Maria Andrea Soares
Doutora em Antropologia Social pela University of Texas em Austin. Seus interesses envolvem metodologia da pesquisa interdisciplinar entre Antropologia Social, estudos de diáspora africana e performance

Vento Norte Cartonero
Projeto de um pequeno grupo de pessoas que reside em Santa Maria/RS direcionado a realizar, de forma autogestionária e sem vínculos nem apoio institucional de qualquer espécie, o trabalho de edição e circulação de livrinhos com capas de papelão confeccionadas a mão. Com materiais cedidos por novos autores ou publicações já existentes segue com o objetivo de construir um catálogo de literatura cartonera. Realiza oficinas em escolas públicas sob a perspectiva de desmitificar o objeto livro e ajudar a promover a leitura e a escrita.


CONTATOS:
LAMEN: 32209440
lamen@ufsm.br
saladobradica@gmail.com