JORGE GULARTE E RAFAEL HEINEN - Club del Dibujo no Espaço Recombinante

15.12.13

+A-A+/-
De 25 a 28/11 o projeto recebe a partidipação de Jorge Gularte e Rafael Heinen.

Sobre a proposta: 
pensar o desenho e sua possibilidade de ocupação do espaço a partir da interferência do outro. Estamos falando de construção coletiva, de troca e também, por que não, de imposição de grafias. Incursões. Ocupações. Desenhos que invadem e se organizam em um improviso mútuo. Burlando a propriedade privada do suporte, o desenho não possui mais dono, não possui autoria, até o momento em que se apaga e recomeça tudo de novo.
De uma maneira metafórica, JORGE GULARTE invoca a imagem da favela para satisfazer todas essas reflexões acerca da proposta. A reprodução de um complexo toma vida própria ao ser colocado nas mãos dos participantes que são convidados a continuar a ocupação do espaço recombinante através do contínuo crescimento do desenho original. Simultaneamente uma miniatura tridimensional é construída ocupando o espaço em que o desenho não chega para no final da mostra ser “empilhada” junto ao apagamento do desenho na parede.

RAFAEL HEINEN por outro lado traz imagens esquemáticas do crescimento de cristais e circuitos integrados criando uma relação com o planejamento de ocupação do espaço que trafega entre a forma encontrada pela natureza e a forma encontrada pelo homem. As duas situações apresentadas convidam o espectador a trabalhar as ocupações seguindo a sua intuição, criando dessa forma um planejamento imprevisível para a construção do desenho.

Confira os registros da atividade, por Alessandra Giovanella:









  
  




"A desapropriação do suporteUm dos vídeos sobre o fim do trabalho Jorge Gularte e Rafael Heinen. 


Mais imagens em nossa PÁGINA do Facebook.

SOBRE O PROJETO:
Club del Dibujo no Espaço Recombinante consiste na combinação de duas propostas participativas no campo das artes visuais com a finalidade de criar um ambiente público e gratuito de experiência artística e educacional, partindo do desenho como elemento suscitador de encontros entre artistas e público interessado.

A ideia insere o “Club del Dibujo” (clube do desenho - http://clubdeldibujo.wordpress.com/club-del-dibujo/) proposta da artista argentina Claudia del Río (Rosário/Argentina), em uma estrutura reformulada do “Espaço Recombinante”, este concebido pelo grupo santa-mariense Sala Dobradiça.

Sendo uma nova situação para ambas as iniciativas, tal combinação vem a promover a prática do desenho de maneira aberta e desmistificada, sendo o Espaço Recombinante preparado internamente como um quadro negro espacial e imersivo, potente para receber imagens ou interferências a partir do giz escolar tanto de artistas convidados como de visitantes.

O projeto conta com o apoio da Arquitetura em Movimento/Clandio Zimmerman e do LAMEN - Laboratório de Metodologia do Ensino do Centro de Educação/UFSM. Tem financiamento Pró-cultura RS/Secretaria da Cultura/Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Acompanhe mais ações pelo marcador club del dibujo.