CABEÇA NEFASTA - Club del Dibujo no Espaço Recombinante

15.12.13

+A-A+/-
Do dia 4 a 8 de novmenbro o projeto Club del Dibujo no Espaço Recombinante recebeu a participação do projeto CABEÇA NEFASTAS. Segundo os próprio idealizadores, a iniciativa participante "surge em setembro de 2012 sob a forma de zines que abordam o lado obscuro contido na submissão do homem frente aos processos de desumanização da vida contemporânea.

Encarnadas em dois personagens que se fundem no decorrer da história, reflexões que partem dos autores (RAFAEL HEINEN e JORGE GULARTE) são conjuradas em doses homeopáticas e não-lineares a fim deinstigar o leitor a perceber algumas sutis formas de poder que agridem a sociedade diariamente".



Para a proposta do CLUB DEL DIBUJO no ESPAÇO RECOMBINANTE a Cabeça Nefasta trouxe uma das imagens utilizadas na última publicação para suscitar a participação do público. Será reproduzida a imagem do Cyber Mendigo (um dos personagens da revista) com alguns dos objetos que carrega nas costas e os participantes serão convidados a agregar outros objetos sob a reflexão: “Qual lixo eu carrego?”


Mais imagens em nossa PÁGINA do Facebook.

SOBRE O PROJETO:
Club del Dibujo no Espaço Recombinante consiste na combinação de duas propostas participativas no campo das artes visuais com a finalidade de criar um ambiente público e gratuito de experiência artística e educacional, partindo do desenho como elemento suscitador de encontros entre artistas e público interessado.

A ideia insere o “Club del Dibujo” (clube do desenho - http://clubdeldibujo.wordpress.com/club-del-dibujo/) proposta da artista argentina Claudia del Río (Rosário/Argentina), em uma estrutura reformulada do “Espaço Recombinante”, este concebido pelo grupo santa-mariense Sala Dobradiça.

Sendo uma nova situação para ambas as iniciativas, tal combinação vem a promover a prática do desenho de maneira aberta e desmistificada, sendo o Espaço Recombinante preparado internamente como um quadro negro espacial e imersivo, potente para receber imagens ou interferências a partir do giz escolar tanto de artistas convidados como de visitantes.

O projeto conta com o apoio da Arquitetura em Movimento/Clandio Zimmerman e do LAMEN - Laboratório de Metodologia do Ensino do Centro de Educação/UFSM. Tem financiamento Pró-cultura RS/Secretaria da Cultura/Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Acompanhe mais ações do projeto pela TAG club del dibujo.