POLIN MOREIRA - Club del Dibujo no Espaço Recombinante

15.12.13

+A-A+/-
INTERVENÇÃO DE POLIN MOREIRA - de 11/11 a 14/11, no Centro de Educação da UFSM – Prédio 16.
Sobre a proposta relacional: a intervenção consistiu em recriar frases baseada em alguns livros dos autores Bukowski e Salinger ja criadas e dar-lhes alguma identidade visual. A partir dessa proposta convidar os visitantes para transcreverem frases de sua preferência ou de sua cabeça, para que com isso se possa recriar uma identidade visual do que ja foi escrito. 

 

  

Sobre o artista, por Suzana Gruber:
"Polin dirige-se para sua forma de expressão como um cronista de grafismos filigranados, numa atitude de experimentação que se expande, promovendo o necessário agenciamento de ideias no seu processo de estabelecimento da significação. Numa espécie de hierografia profana e inquietante, fica a sós com o sujeito, até sentenciá-lo. Seu arranjo tipográfico torna-se corpóreo, transfixado, aproximando-se de seu território interior, procurando dar conta de suas escolhas, de maneira incansável, num ritmo compartilhado com o instante."



 







Polin Moreira também interviu na superfície exterior do Espaço Recombinante, inserindo outros elementos para o acúmulo de justaposições que a fachada receberá ao longo do período de atividades no Centro de Educação da UFSM. O trabalho do artista estabelece diálogos com a proposta de anterior, intitulada "Intenso Stêncil" do Grupo Arte e Design da UFSM, bem como compõe com desenhos de oficinas até então produzidas a partir do Club de Dibujo.


 





Mais imagens em nossa PÁGINA do Facebook.

SOBRE O PROJETO:
Club del Dibujo no Espaço Recombinante consiste na combinação de duas propostas participativas no campo das artes visuais com a finalidade de criar um ambiente público e gratuito de experiência artística e educacional, partindo do desenho como elemento suscitador de encontros entre artistas e público interessado.

A ideia insere o “Club del Dibujo” (clube do desenho - http://clubdeldibujo.wordpress.com/club-del-dibujo/) proposta da artista argentina Claudia del Río (Rosário/Argentina), em uma estrutura reformulada do “Espaço Recombinante”, este concebido pelo grupo santa-mariense Sala Dobradiça.

Sendo uma nova situação para ambas as iniciativas, tal combinação vem a promover a prática do desenho de maneira aberta e desmistificada, sendo o Espaço Recombinante preparado internamente como um quadro negro espacial e imersivo, potente para receber imagens ou interferências a partir do giz escolar tanto de artistas convidados como de visitantes.

O projeto conta com o apoio da Arquitetura em Movimento/Clandio Zimmerman e do LAMEN - Laboratório de Metodologia do Ensino do Centro de Educação/UFSM. Tem financiamento Pró-cultura RS/Secretaria da Cultura/Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Acompanhe mais ações pelo marcador club del dibujo.