RECOMBINAÇÕES DO FEMININO

27.3.14

+A-A+/-
Como parte da Programação da I Jornada de Lutas das Mulheres, quinta-feira (27/03) foi dia de renovar as paredes externas do Espaço Recombinante, espaço de exposição contextual, suscetível a interferências, montável e itinerante, gestado pelo Grupo Sala Dobradiça. 

O Espaço inaugura as atividades de 2014 recebendo algumas das mulheres artistas que construíram esta Jornada ao longo do mês de março e que, unidas, propõe uma intervenção visual em diálogo com a "cultura de rua". Através desta abordagem vêm mostrar que a mulher também pode ser sujeito criativo atuante no espaço urbano, este, nos dias de hoje, ainda bastante fundamentado no olhar masculino. 

Entrou na programação também o debate sobre a trajetória das mulheres nas Artes Visuais tendo como disparo o filme "Marina Abramovic – A Artista está Presente."

SOBRE O FILME:
Dirigido por Mathews Akers, o documentário "Marina Abramovic – A Artista está Presente" é um filme sobre a retrospectiva da obra da performer organizada pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) em 2010. O filme versa também sobre suas motivações para continuar criando e pensando a arte. Aos 67 anos, ela é conhecida pelas situações-limite a que se impõe em seus trabalhos. O documentário venceu a categoria "Escolha da audiência" da mostra Panorama no Festival de Berlim de 2012 e foi indicado como melhor documentário pelo Grande Júri no Festival de Sundance.