AUTOPOIESIS

2.5.14

+A-A+/-
Autopoiesis | Seminário espaços de Arte e coletivos independentes | RS (2, 3 e 4 de maio de 2014) reuniu, em Caxias do Sul, artistas, curadores, pesquisadores e produtores comprometidos e articuladores do contexto contemporâneo das Artes Visuais no estado, para um momento de encontros.

Foram realizadas comunicações dos representantes de doze coletivos e espaços reconhecidos e representativos da produção de Arte independente no RS, mediados por especialistas da área artística. 

Desta forma, estiveram presentes a Sala Dobradiça (de Santa Maria), a Casa Paralela (de Pelotas), Atelier Subterrânea, Jabutipê, Estúdio Hybrido, Atelier D43, Acervo Independente (de Porto Alegre), NAVI – Núcleo de Artes Visuais, Galeria ArthistaUm, Instituto Bruno Segalla, Curadoria Independente de Mona Carvalho e Atelier Daniela Antunes e Rafael Dambros (de Caxias do Sul). Esteve presente também o artista gráfico porto-alegrense Luiz Flávio Trampo, importante nome do graffiti gaúcho, com larga experiência e atuação em coletivos de artistas.

Formou-se um momento para se fomentar a produção independente nas Artes Visuais, oportunizando que as ações de cunho autônomo fossem reconhecidas em um evento de caráter público e efetivando essencialmente um intercâmbio cultural entre espaços e coletivos do estado em processos compartilhados que se tornaram acessíveis.

O Seminário foi uma realização da Prefeitura de Caxias do Sul através da Secretaria Municipal da Cultura e Unidade de Artes Visuais em parceria com o Museu do Trabalho.

---

A Sala Dobradiça esteve presente no evento apresentando sua trajetória e expondo na Galeria ArthistaUm fotografias e vídeo referentes ao Objeto SD 0.5. Na mesma galeria expuseram seus trabalhos também a Casa Parelela, Estúdio Hybrido e Jabutipê.








Elias-Maroso, Alessandra-Giovanella, Desiree Tibola

Elias-Maroso, Alessandra-Giovanella, Desiree Tibola



Desenho por Marcelo Monteiro (Estúdio Hybrido, PoA / RS)