Oficina Ilusões em 3D, afinal, como se vê? com Igor S. Bernard

16.12.13

+A-A+/-
No dia 5 de dezembro foi realizada a oficina "Oficina Ilusões em 3D, afinal, como se vê?" do mestrando em educação Igor Bernard. A oficina visa criar um ambiente acolhedor para os encontros de pessoas – qualquer um(a) – interessadas em confeccionar seus próprios óculos 3D e/ou se deixar afetar pelas intensidades das imagens observadas através das lentes. 


Os óculos são confeccionados com lentes de distintas cores – azul, verde, vermelho, laranja, amarelo – a fim de visualizar as cenas de um filme composto por essas ilusões.




 


SOBRE O PROPOSITOR
Igor S. Berned propõem oficinas interessado em estudar e compartilhar o resultado de seus estudos, pesquisas e encontros em espaços não escolarizantes. Em parcerias com os frequentadores e grupos de estudo/pesquisa do Laboratório de Educação em Ciências e Química - CE/UFSM - Igor é movido pelo seu desejo de estudar Política, Arte, Ciências, Surdez. Na atualidade investe na promoção de oficinas sobre Ilusões de Ótica, Luz, Cores, Percepção Visual, de modo a desinvestir e problematizar a compulsoriedade/obrigatoriedade que compõem o estudo e o ensino nos espaços escolares




 SOBRE O PROJETO:
Club del Dibujo no Espaço Recombinante consiste na combinação de duas propostas participativas no campo das artes visuais com a finalidade de criar um ambiente público e gratuito de experiência artística e educacional, partindo do desenho como elemento suscitador de encontros entre artistas e público interessado.

A ideia insere o “Club del Dibujo” (clube do desenho - http://clubdeldibujo.wordpress.com/club-del-dibujo/) proposta da artista argentina Claudia del Río (Rosário/Argentina), em uma estrutura reformulada do “Espaço Recombinante”, este concebido pelo grupo santa-mariense Sala Dobradiça.

Sendo uma nova situação para ambas as iniciativas, tal combinação vem a promover a prática do desenho de maneira aberta e desmistificada, sendo o Espaço Recombinante preparado internamente como um quadro negro espacial e imersivo, potente para receber imagens ou interferências a partir do giz escolar tanto de artistas convidados como de visitantes.

O projeto conta com o apoio da Arquitetura em Movimento/Clandio Zimmerman e do LAMEN - Laboratório de Metodologia do Ensino do Centro de Educação/UFSM. Tem financiamento Pró-cultura RS/Secretaria da Cultura/Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Acompanhe mais ações pelo marcador club del dibujo.