Franzoi chegou a Santa Maria na última sexta-feira para conhecer a produção de artistas visuais da cidade. Apesar de não constar no cronograma inicial dos municípios mapeados na região Sul, pela qual é responsável, ele resolveu incluir a cidade ao seu itinerário. O curso de Artes Visuais da UFSM foi uma das causas de sua vinda, e que se mostrou acertada. A maioria dos cerca de trinta portfólios recebidos era de artistas ligados ao curso da federal.
“Gostei muito do trabalho de Santa Maria. Notei que existe muita produção, mas ao mesmo tempo parece que os artistas não percebem isso, o que acaba desestimulando”, afirma. E foi justamente para estimular a participação de artistas locais que o curador foi ao Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM para divulgar o edital do Rumos Visuais. Além de passar pela universidade, Franzoi visitou a Sala Dobradiça, o grupo Arte Pública e acervos particulares. No sábado passado, participou do programa de webrádio Onda Anômala, que a partir de amanhã estará disponível aqui no site do Macondo Coletivo.
Não é a primeira vez que a cidade faz parte do Rumos, é bom lembrar. Augusto Paim, acadêmico de Comunicação Social da UFSM, já foi selecionado para Rumos Jornalismo Cultural em 2004. Ano passado, o projeto “Pandorga da Lua” foi contemplado pelo Rumos Música Infantil, pelo qual se apresenta até 2012.
Uma conquista nos Rumos Visuais seria, de certa forma, inédita. E, também, um reconhecimento para uma cidade que, além de ter uma diversificada produção artística atual, é berço de artistas do naipe de Carlos Scliar e Carlos Vergara, além de ter formado artistas como Daniel Acosta.
As inscrições para o Rumos Visuais vão até 29 de maio. No final do processo seletivo, os 45 artistas aprovados farão uma exposição coletiva em São Paulo, além de mostras itinerantes ao longo de 2012. Os selecionados também podem vislumbrar um futuro mais próspero, em um país que talvez não desdenhe mais tanto sua produção cultural.