Territórios e Geopoética com Deleuze e Nietzsche, por Paola Zordan

16.9.11

+A-A+/-
A Professora Doutora Paola Zordan, da UFRGS, realizou no dia 16/09, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas (Antiga Reitoria), da UFSM a palestra intitulada Territórios e Geopoética com Deleuze e Nitzsche. O evento, que teve um público aproximado de setenta ouvintes, fez parte das atividades da 8ª Bienal do Mercosul em um compomente, na cidade de Santa Maria.



Paola Zordan trabalha com a linha de pesquisa “Filosofias da Diferença e Educação”. Ela descreve o tema com o qual trabalha, “Paisagens Plásticas”, como o encontro da arte com a educação, seus espaços de contágio, matérias, bandos e campos de delírio. Blocos de sensações e desenho de currículos, devoração cronológica, criação de disciplinas, modos de aprendizagem, produções visuais, imagens de pensamento. Com uma estética pop, do ovo dogon aos panteões eletrônicos, da pintura rupestre às iconografias urbanas. Invenção de uma derme pictórica.

O evento contou, também, com a participação dos artistas paraguaios Laura Mandelik e Wolfang Krauch, do grupo Planta Alta, de Assunção, que participam do projeto Continentes. A atual edição do evento, sob o título Ensaios de Geopoética, tem como tema central o território da arte, e busca discutir as relações entre arte e as questões de país e nação, identidade, território, mapa e fronteira.

Em um mundo que passa por mudanças tecnológicas que alteram o modo como pensamos, agimos e nos entendemos, a arte busca esclarecer e compreender a sua participação nesse processo, englobando aspectos geográficos, políticos, econômicos e culturais.

Fotos de Diogo Figueiredo

Sobre Paola Zordan:
Doutora e Mestre em Educação, Bacharel em Desenho e Licenciada em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da área de Didática das Artes do Departamento de Ensino e Currículo da UFRGS, onde atua como supervisora de Estágio de Docência do curso de Licenciatura em Artes Visuais, do qual é membro da Comissão de Graduação, coordenando o sub-projeto ligado a este curso para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (CAPES). Na mesma instituição é professora do Programa de Pós-graduação em Educação na linha Filosofia da Diferença junto ao grupo DIF: artistagens, fabulações e variações (CNPq). Coordena a pesquisa Paixões da Diferença, desenvolvida com a ecosofia de Guattari e o perspectivismo de Nietzsche. É artista membro da Galeria de mArte, coletivo de criações independente.

http://www.ufrgs.br/faced/pos/docentes/Paola_Zordan.htm
http://enlivrescer.blogspot.com/