Lo Que Se Va - 1ª ETAPA - interlocuções entre Planta Alta (Assunção/Paraguai) e Sala Dobradiça (Santa Maria/RS)

25.8.11

+A-A+/-
Deu-se início às atividades do projeto curatorial "Continentes", pertecente à 8ª Bienal do Mercosul (Ensaios de Geopoética), sob curadoria da mexicana Paola Santoscoy.
____________________________________________________________

Sobre o projeto curatorial "Continentes"
Como parte das iniciativas que visam a descentralização e expansão desse grande evento com ações permanentes, "Continentes" surge com o propósito de esboçar redes entre organizações independentes e espaços expositivos de arte contemporânea de toda a latino-américa.

Tal projeto ocorrerá durante o mesmo período da 8ª Bienal do Mercosul (setembro e outubro de 2011), em localidades do Rio Grande do Sul que extrapolam a sede do evento, realizado em Porto Alegre.
Imagem - blog da 8ª Bienal do Mercosul - Fonte aqui.
Além da capital gaúcha (no espaço/atelier Subterrânea), ocorrerão atividades dialogantes em Caxias do Sul (NAVI) e Santa Maria, com a participação da Sala Dobradiça. A partir de um critério seletivo que considera a produção artística de qualidade, em diálogo com proposições contemporâneas e auto-gestadas, tais organizações foram convidadas a pensar programações específicas para cada região.
____________________________________________________________

Planta Alta e Sala Dobradiça - 1ª ETAPA CONCRETIZADA

No dia 17 de agosto foi realizada a exposição "Lo Que Se Va" no espaço Larissa Jimenez Planta Alta, em Assunção, Paraguai. O evento consistiu na primeira etapa de um procedimento planejado entre a organização paraguaia e a Sala Dobradiça.

Em "Lo Que Se Va", vinte e três autores foram instigados a produzir trabalhos sob a temática "território" - eis a lista dos participantes: Kaffi Wak, Marcelo Medina, Hugo Cataldo, Laura Mandelik, Gabriela Zuccolillo, Daniel Milessi, Javier Valdez, 23x y drigs, Vidalistico,Toni Roberto, Sara Leoz, Javier Rodríguez, Claudia Casarino, Oz Montania, Luvier Casali, Enrique Espinola, Ramiro Gómez, Sebastián Boesmi, Daiana Stanley, Cristino Bogado, Edgar Pou, Javier y Erika.

Confira imagens de cada trabalho AQUI.
Confira também textos e imagens no Facebook -> LINK

Criado a partir de encontros online, o plano resume-se no trânsito entre exposições de locais distintos, adaptando-as em formatos e linguagens de fácil transporte e montagem. No caso da exposição já realizada em Assunção (1ª etapa), fotografias de sua montagem geral serão transformadas em papel de parede, dando forma a um segundo momento, intitulado "Lo Que Llegó".
____________________________________________________________

Sobre a SEGUNDA ETAPA em Santa Maria - "Lo Que Llegó"
O segundo formato de exposição será instalado em um espaço montável e itinerante criado pela Sala Dobradiça, o "Espaço Recombinante". A proposta será apresentada em espaços públicos de intensa circulação: Gare da Estação Férrea (de 15/09 a 22/09) e Praça Saldanha Marinho (24/09 a 02/10). O translado de mostras poderá ser complementado por artistas locais de Santa Maria, sob curadoria da organização anfitriã.

No dia 6 de setembro, no Macondo Lugar, às 20h, será realizada uma cerimônia de lançamento oficial do projeto "Espaço Recombinante", apresentado com várias atividades e a programação completa da Mostra "Continentes" no município de Santa Maria!

Mais detalhes em breve! Aguardem!


Texto: Elias Maroso