4.000 Disparos, de Jonathas de Andrade

27.11.10

4.000 Disparos (Super-8 digitalizado, 60 minutos em looping)

Um rolo de super-8 composto, quadro a quadro, por rostos aleatórios de homens anônimos capturados nas ruas de Buenos Aires. A exibição em looping percorre esse arquivo com ciclos de tensão sonora crescente, pautados por urgência e passado; ontem e hoje; obsessão e repetição do gesto. O trabalho foi realizado no contexto do projeto Documento Latinamerica – Condução à Deriva, em que viajei por 6 países da America do Sul numa viagem de reconhecimento de território, partindo de um sentimento de amnésia histórica, que faz desta latinamerica tão una quanto descontínua, um lugar que pertenço sem pertencer.

A vídeo-arte de Jonathas de Andrade, fez parte da Mostra Internacional de Hipnose Audiovisual, com curadoria de Carolina Berger e esteve na Sala Dobradiça nos dias 22 e 23 de novembro integrando a programação do Festival de Artes Integradas Macondo Circus 2010.

Acima frames de 4.000 disparos.


Registros fotográficos de Eduardo Ramos.
Confira mais sobre a mostra no blog do Macondo Circus 2010

Desvenda de Intercâmbio Porto Alegre x Santa Maria

25.11.10


A Desvenda Especial de Intercâmbio Porto Alegre - Santa Maria teve curadoria do Grupo Sala Dobradiça e Rodrigo Lourenço. Esteve no SESC/Porto Alegre em setembro, na Estação da Cultura/Montenegro em outubro e integrou as atividades do Macondo Circus 2010 de 21 a 27 de novembro.

A Desvenda - Feira de Arte Contemporânea, ocorre mensalmente em Porto Alegre/RS, estimula a produção independente, e desenvolve a itinerância desse formato expositivo através de intercâmbio em diferentes cidades. Além da periodicidade mensal, as obras ficam permanentemente expostas no blog.
Em 2010, o projeto foi selecionado no 61º Salão de Abril em Fortaleza e no 24º Festival de Arte Cidade de Porto Alegre.
________________________________________________________

Desvenda realiza exposição reunindo artistas de Porto Alegre e Santa Maria. *Texto de Ricardo Rodrigues e fotos de André Ávila (ColetivoVeneta) para o blog do Macondo Coletivo.

A tradicional feira de arte contemporânea Desvenda, que ocorre todo primeiro domingo de cada mês na Travessa Venezianos n.º 30, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, encurtou estradas e colocou Santa Maria e Porto Alegre lado a lado nas paredes do Sesc, na Capital.

A exposição Intercâmbio de Arte Contemporânea – Porto Alegre x Santa Maria traz obras de 39 artistas das duas cidades, reunindo em um só lugar a mistura de influências de dois importantes polos culturais do Estado, e segue até o dia 31 de setembro, na Avenida Alberto Bins, 665, no centro.


Criada com o intuito de oferecer ao público interessado em arte objetos com preços menores, a Desvenda rompe com paradigmas e modismos, a partir do momento em que estimula o interesse por itens que não sejam destinados apenas à decoração, formando, assim, a criação de um mercado específico. Rodrigo Lourenço, coordenador da Desvenda, afirma que “a feira tem, ainda, o objetivo de apresentar uma nova proposta de circulação das artes, viabilizando espaços diferentes e proporcionando outras formas de ver a produção artística, sem cair no mero capitalismo”.

Nesse contexto, a mostra Intercâmbio Cultural, que já teve edições em Salvador, por exemplo, realiza uma troca entre pessoas e obras. A ideia de aproximar Santa Maria e Porto Alegre surgiu em 2009 durante o festival Macondo Circus, evento multicultural realizado pelo Macondo Coletivo. “Conheci e convidei o pessoal da Sala Dobradiça, espaço de atividades culturais do coletivo, para fazer a curadoria dessa exposição, e agora temos o resultado”, conta Lourenço, que destaca, ainda, o fato da Desvenda investir em formatos não tradicionais, “onde nada é fixo e rígido, tudo se adapta”, afirma.
Uma amostra dos artistas

Atuante na Sala Dobradiça e expositora da mostra, Alessandra Giovanella, formada em Artes Visuais e curadora de arte, define sua obra em exposição como “parte de uma pesquisa sobre a ação do tempo”. Para a artista, “agir sobre a matéria é de certa forma brincar com o tempo, lançando a ele uma dimensão que subverte seu caráter sagrado. Símbolos sacros junto a símbolos que remetem à sexualidade enfatizam o desejo como sagrado: Profanação”.

De Porto Alegre, o artista Vital Lordelo, natural de Brasília, traz um material que fez parte de uma exposição individual que percorreu as cidades de Lajeado, Estrela e Santa Maria. Para ele, “a Desvenda é uma feira de arte acessível muito importante e que tem em sua proposta a união de diversos artistas com uma curadoria aberta, iniciativa muito necessária na capital e onde quer que vá, já que a cada dia mais ganha espaço e convites para percorrer o Brasil”, afirma.


A exposição Intercâmbio de Arte Contemporânea – Porto Alegre x Santa Maria tem um diferencial. Segundo Lourenço, “ela será exibida em outras cidades. No dia 21 de outubro estará em Montenegro e, finalizando, entre 24 e 27 de novembro, chega em Santa Maria”. O coordenador salienta que todas as obras estão à venda, “e caso alguma peça seja vendida antes de seguir viagem, o artista tem a total liberdade para colocar outro trabalho de sua escolha no lugar”.
__________________________________________________

No festival Macondo Circus 2010

O encerramento da Desvenda de Intercâmbio aconteceu na abertura do Macondo Circus 2010, no Ateliê da Gare em SM, e dividiu este dia com performances, mostras de vídeoarte e graffiti. Confira o vídeo realizado pela Cobertura Colaborativa do festival, com participação de Ananda Kuhn e Rodrigo Pecci, integrantes do grupo responsável pela Desvenda: