Foto: Lucas Baisch
A Sala Dobradiça (Coletivo SD) está no XXIV Festival de Arte Cidade de Porto Alegre, de dia 4 a 8 de outubro. Sua participação consiste em uma nova edição do "Multiplo SD", compondo a exposição coletiva do evento no Hall do Centro Municipal de Cultura.
Fotos: Elias Maroso
O projeto Múltiplo SD é espaço expositivo portátil e um meio de difusão artística em formato seriado. Projetado por Elias Maroso, o design destas pequenas caixas vermelhas parte do próprio logotipo da Sala Dobradiça que, se cortada, dobrada e colada, ganha tal forma. Observe a imagem ao lado -------------------------------------->
Em seu interior são inseridos trabalhos artísticos em dimensões adequadas para a embalagem, geralmente produzidos por artistas convidados.
Os espectadores da exposição podem levar unidades do produto gratuitamente.
Assim, o Coletivo SD continua sua poética ao criar/estender/articular diferentes modos de se expor e difundir a arte contemporânea.
Esta edição apresenta propostas de Ênio Monteiro (Sta Maria/RS), Juan Manuel Ruétalo Luccini (Montevidéu/Uruguai) e do próprio Coletivo SD!
Foram produzidas cerca de 400 exemplares, repostos gradativamente na exposição do festival conforme são "consumidos".
Fotos: Elias Maroso
FAÇA VOCÊ MESMO!
Uma obra manuseada por muitos: além da proposta ser manuseada por aqueles que a consomem, a "linha de montagem" dos Múltiplos SD contou com as mãos de muitas pessoas, habitou diferentes lares e noites dos que acreditam/apoiam a idéia!
Nas fotos acima: Desirée Tibola, Bianca Villaventura, Rodrigo Ricordi, Daniel Dutra, Lucas Baisch, mãos da mãe de Francine Nunes (rs), Alessandra Giovanella, Paulo Fernando, Lúcia Dalmaso e Silvana Dalmaso.
A experiência de produzir um trabalho artístico não só prevalece sua concepção primordial; está também naqueles que o atualizam/viabilizam/mantém como potência criativa. Nesse ponto, nesse projeto, todos possuem mãos criadoras!
Manifestamos aqui o nosso agradecimento!
E quem estiver em Porto Alegre - no período que vai até dia 8 de outubro - marque presença no Centro Municipal de Cultura: leve um mútiplo para seu lar!
Texto: Elias Maroso